Dúvidas frequentes
1. Quando deve ser o primeiro exame oftalmológico na criança?
Se na família existe alguém com algum problema ocular como grau forte em um ou ambos os olhos, estrabismo, tumores oculares ou outros , o exame deve ser entre 2 e 3 anos de idade.
Se a família nota alguma alteração nos olhos da criança como: pupila branca (menina dos olhos), estrabismo (olhos tortos), nistagmo (tremor dos olhos), olhos irritados com ou sem secreção,  coceira, dificuldade de visão que podemos notar quando a criança chega muito perto da TV ou de outras coisas ou não reconhece pessoas de longe...
 
2. Qual a pressão normal do olho?
A pressão normal é de 10 a 21 mmHg PORÉM isto não significa que quem está dentro desta faixa de normalidade não tenha glaucoma!!!
É preciso um exame oftalmológico para fazer diagnóstico de glaucoma pois a doença  pode estar presente em indivíduos com pressão ocular normal.
 
3. A criança pode ter glaucoma?
Sim. O glaucoma acomete qualquer faixa de idade, desde recém nascidos até crianças, adolescentes , adultos e idosos. Porém é mais comum após os 40 anos. Normalmente os únicos que apresentam sinais ou sintomas são os recém nascidos podendo apresentar olhos grandes com córneas grandes e levemente azuladas, lacrimejamento e intolerância a luz.
 
4. O glaucoma é hereditário?
Existe uma herança genética que ainda não está totalmente explicada. Alguns genes já foram isolados. Porém a chance de ter glaucoma aumenta se há alguém na família que também tenha.
 
5. O glaucoma cega?
Infelizmente esta doença, se não detectada e tratada a tempo, pode cegar de uma maneira irreversível. Estima-se que em 2020 o número de cegos por glaucoma chegará a 1 milhão de pessoas.
 
6. Quando é possível operar para não usar mais óculos?
Um exame cuidadoso deve ser feito em quem deseja operar para descartar doenças como ceratocone e outras alterações,  além disso  o grau deve estar estabilizado ( em torno de 20 anos).

Glaucoma

Clique para mais informações

Glaucoma Congênito

Clique para mais informações

Catarata

Clique para mais informações

Refração

Clique para mais informações