Orientações ao paciente

Se você não tem nenhuma queixa a consulta oftalmológica também é importante na medida em que algumas doenças oculares não apresentam nenhum sintoma. É importante também para avaliar se a sua acuidade visual ( visão) é normal.

Nas consultas de rotina traga os óculos que usa  e ou as receitas se ainda as tiver.

Se possui alguma doença e está em tratamento traga os exames e o nome dos remédios ou colírios que usa .

Se possível venha com acompanhante pois caso haja necessidade as pupilas serão  dilatadas com a administração de colírios, o que muitas vezes dificulta a visão. Caso não seja possível pode-se agendar outro dia para esta dilatação.

A dilatação da pupila é um procedimento muito comum na prática oftalmológica. É através dela que conseguimos verificar mais adequadamente o grau dos óculos de crianças e jovens, avaliar catarata, a retina( local onde algumas doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão...podem se manifestar ) e o nervo óptico ( que fica prejudicado no glaucoma)

A dilatação é realizada com colírios e não prejudica a visão, apenas causa pequeno embaçamento que permanece de 6 a 24 horas.
Se você é usuário de lentes de contato é ideal interromper o uso das lentes  pelo menos 24 horas antes da consulta para que isto não interfira no exame

Glaucoma

Clique para mais informações

Glaucoma Congênito

Clique para mais informações

Catarata

Clique para mais informações

Refração

Clique para mais informações